Fascination Sobre cintilografia ossea



A duração da aquisiçãeste DE imagens é por 30 minutos, nãeste é necessário que este paciente faça jejum e nãeste é necessária a suspensão do uso por medicamentos. Após a injeção do radiofármaco, é necessário aguarda de 2 a 4 horas de modo a que haja absorçãeste óssea do material, nesse período é recomendado qual o paciente se hidrate natural para eliminar o resto do radiofármaco qual não se localizou nos ossos.

Por vezes, as cé especialmentelulas cancerosas rompem o tumor original e viajam pelo corpo, e migram de modo a outras partes do corpo, incluindo ESTES ossos. Isso Têm a possibilidade de acontecer através do sistema linfático ou sanguíneo. O nome dessa migraçãeste é metástase.

Fase por fluxo sanguíneo: Este radiofármaco é injetado na veia do paciente com o exatamente já posicionado na câmara de cintilação. Estas imagens duram aproximadamente 2 minutos.

Precisamente a radiaçãeste a ser baixa, mulheres gravidas, utilizando suspeita por gravidez ou amamentando nãeste devem realizar a cintilografia. No resultado entregue ao paciente para ser levado ao especialista de que solicitou o exame é apontado onde estão os possíveis focos das doenças, permitindo a ele planejar ou avaliar este tratamento.

Outro fator a ser considerado é este tipo de fratura. Os pacientes submetidos à fixaçãeste utilizando HIB, em tua maioria (quatro), tinham fraturas do Genero II do Winquist (), enquanto aqueles em de que se realizou a fixação com PP, em tua totalidade, sofreram fraturas do Espécie IV. A indicaçãeste da fixação com HIB é fabricada preferencialmente nas fraturas do menor grau por cominuiçãeste e naquelas Muito mais cominuídas a PP é Ainda mais indicada. As fraturas do Genero II apresentam cominuição de -% do osso. Este Genero, por ter superfície óssea fraturada menor que as Destes ESTILOS III e IV, deve apresentar menor grau de remodelaçãeste pelo local da fratura. De fato, este paciente usando HIB que sofreu fratura do Genero IV apresentou remodelação óssea em grau moderado na fase tardia da cintilografia óssea, enquanto nos demais houve remodelação discreta (tabela, gráfico ). Apesar do a fixaçãeste com HIB ser este terapia por escolha para as fraturas diafisárias do fêmur neste Serviçeste, ele é Muito mais indicado nas fraturas usando menor grau de cominuiçãeste, que apresentariam remodelaçãeste em menor grau. O fato do a fixação usando HIB permitir menor grau por mobilidade Destes fragmentos ósseos e o fato por essas fraturas serem menos cominuídas do que aquelas fixadas com PP poderiam explicar o menor grau por remodelação no local da fratura. A avaliaçãeste da consolidação óssea através radiografia Pode vir a ser difícil em quaisquer pacientes devido à extensa MANEIRAçãeste do calo ósseo () e formação por pseudartrose hipertrófica. A TC permite melhor avaliação do calo ósseo, contudo a presença do material de síntese dificulta a interpretação do exame. A TC foi realizada apenas nos pacientes qual retiraram a fixaçãeste. A cintilografia óssea trifásica parece ser método útil para indicação da retirada do material por síntese nos pacientes usando fratura diafisária do fêmur. Se a fixação foi eficaz, a Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março, 7

5 CINTILOGRAFIA ÓSSEA TRIFÁSICA De modo a GUIAR A RETIRADA Por IMPLANTES METÁLICOS EM FRATURAS: ESTUDO PRELIMINAR 6 Fraturas Espécie II-III D M A Fraturas Tipo IV D M A Gráfico Achados cintilográficos vs. ESPÉCIES de fraturas fragmentos, sua fixação conservacontinuademoraestacaestacionaestaficafixa jazepararpermanecequedavel por té especialmentecnica atraumática e mobilização articular precoce (). A redução anatômica dos fragmentos Pode vir a trazer quaisquer inconvenientes, saiba como seqüela vascular e dificuldade por movimentaçãeste da articulaçãeste próxima à fratura devido ao edema muscular secundário ao traumatismo cirúrgico (nove). Em Teor biomecânicos, ESTES mé especialmentetodos por fixaçãeste biológicos sãeste suficientemente estáveis e fornecem ao osso capacidade do suportar carga isento impedir a reparaçãeste tecidual. A osteossíntese com HIB é considerada atualmente o mé especialmentetodo de eleição para este tratamento das fraturas diafisárias do fêmur (,), pois os fragmentos sãeste fixados do modo Muito mais fisiológico, ou seja, confere elevado estabilidade aos fragmentos, faça um link lesa menos a sua vascularização, com eliminar o hematoma da fratura, o de que promove a ESTILOçãeste mais precoce do calo ósseo. Isto é claramente demonstrado pela cintilografia óssea trifásica, pela menor intensidade do captação do traçador nos pacientes submetidos a este nosso Espécie por terapia (tabela ). Apenas 6,7% Destes pacientes submetidos à fixação utilizando HIB apresentaram aumento moderado da remodelaçãeste óssea no local da fratura e ESTES demais, unicamente aumento discreto (gráfico ). A PP é colocada tangencialmente aos fragmentos ósseos e permite certo grau do mobilidade, que leva à hipertrofia este calo ósseo (), o que pode ser a explicaçãeste para este aumento de captaçãeste óssea do traçador evidenciado na cintilografia óssea trifásica em todos ESTES pacientes estudados. Em,% destes pacientes a remodelação foi discreta, em 7% moderada e em,% acentuada. As alterações na fase tardia da cintilografia óssea nos pacientes utilizando HIB foram Muito mais discretas e ocorreram em um menor número do pacientes em comparação utilizando os submetidos à PP, indicando qual o calo ósseo no primeiro método do fixação estava sofrendo menor movimentação qual nãeste a de compressão, permitindo, por isso, boa consolidaçãeste do local da fratura (gráfico ).

A graduaçãeste foi feita atravfois da comparaçãeste usando este lado oposto, sendo a captação considerada discreta quando mal ligeiramente maior de que a do lado oposto e Assim sendo sucessivamente. Estudo tomográfico Os pacientes usando seguimento elevado do que 3 anos foram submetidos à retirada do material por síntese e TC do fêmur lesado. Os demais não puderam ser submetidos à TC devido à presença do material por síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas com o grau do captaçãeste você pode tentar isso pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes que analisaram a morfologia e a MANEIRAçãeste do calo ósseo (figuras D e D). Efeitos Em seis pacientes utilizando HIB, as fases por fluxo e equilíbrio no local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral nãeste fraturado em quatro (66,seis%) e discretamente aumentadas em 2. A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se discretamente aumentada no local da fratura em cinco pacientes (8,%) e aumentada em grau moderado em um (tabela, gráfico ). Nos sete pacientes submetidos à fixação usando PP, a fase por fluxo foi normal em todos. A fase por equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em um e em grau moderado em 1 (figura B). A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se alterada em todos os pacientes com PP, com discreto aumento da remodelação no local da fratura em um (,%), moderada remodelação óssea em cinco (7%) e acentuada remodelação óssea em um (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocaçãeste do HIB há Ainda mais tempo (,nove anos) apresentou discreta remodelaçãeste óssea, utilizando fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente utilizando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 69

De modo a fazer este exame é injetado na veia do paciente 1 material radioativo, ao absorver esse radiofármaco este organismo emite radiaçãeste de que é detectada por uma câmera de que transmite as imagens de modo a a tela do computador. Não há riscos posteriores à realização da cintilografia óssea.

Em quatro pacientes (2 utilizando HIB e 2 usando PP) o material de fixaçãeste foi retirado e em seguida foi realizada a TC do local da fratura. Nos pacientes utilizando HIB (n ESTES e 6) a TC evidenciou MANEIRAção por calo ósseo normal. Nestes pacientes, a cintilografia óssea evidenciou apenas discreta remodelaçãeste óssea pelo local da fratura (figura ). Nos 2 pacientes tratados usando PP a TC mostrou ESTILOção de um calo ósseo irregular (figura ). C) Fase tardia N D M A N D M A PP Normal Gráfico Comparaçãeste Destes achados da cintilografia óssea trifásica nos 2 ESTILOS por material por síntese HIB DISCUSSÃO As fraturas diafisárias do fêmur sãeste, geralmente, secundárias a traumatismos do Colossal energia (atropelamentos, acidentes automobilísticos e motociclísticos). Acometem geralmente adultos jovens na fase produtiva (,). A avaliaçãeste cintilográTeimavive dessas fraturas é rara na literatura (6,7 ). A cintilografia óssea trifásica nos dá informações importantes para avaliaçãeste e seguimento desses pacientes, tais tais como a vascularizaçãeste e remodelaçãeste óssea do local da fratura (8). O terapia proposto pela AO (Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthefragen) preconiza a reduçãeste anatômica dos 7 Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março,

Caso seu mé especialmentedico (a) tenha solicitado ou se este mfoidico nuclear do CERMEN dar necessário, no instante da injeção será realizada a análise do fluxo sanguíneo, com obtenção por imagens que durarãeste cerca de 5 MOMENTOS.

Lembre-se: o exame é contra-Adequado em mulheres gestantes ou em amamentaçãeste. Caso esteja amamentando, deve-se suspender a amamentação e este contato íntimo utilizando a criança por pelo mínimo 24 horas após o exame.

Sim. ESTES riscos sãeste mínimos e relacionados exclusivamente a probabilidade do reaçãeste adversa a medicamentos (incluindo reação alfoirgica), a ser o rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reação Muito mais verificada, nãeste se observando nenhuma reaçãeste grave que necessite de hospitalização ou que cause sequela para saúdo.

Fase por equilíbrio: Este paciente continua posicionado na câmara por cintilaçãeste e sãeste feitas imagens por Ainda mais 10 MOMENTOS.

Esta afinidade está relacionada, basicamente, às características fisiológicas desses órgãos ou ao mecanismo de formação da doença. Uma vez de que os elementos radioativos cheguem aos órgãESTES de interesse, as radiações emitidas a partir deles são identificadas pelo equipamento e transformadas em imagens que possam ser interpretadas pelos especialistas. Cada exame tem seu medicamento específico de que é preparado ou encomendado de modo a este dia do procedimento. Os variados exames estão listados abaixo:

A cintilografia óssea é utilizada de modo a criar diagnósticos de doenças ósseas e para analisar a gravidade dessas doenças.

O nível do radiaçãeste injetada pelo paciente é mínimo e não proporciona nenhum estrago. A cintilografia óssea pode ser realizada em hospitais ou em laboratórios do imagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *